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Uma das ferramentas mais completas para analisar este tipo de dados é o Google Analytics. Disponibilizado pelo Google, trata-se de um serviço gratuito que pode ser agregado a qualquer site e que permite a análise de diversos dados:

Número de visitas ao site: quantidade de visitas que o seu site teve. Numa análise mais pormenorizada, dividem-se em visitas únicas (número de pessoas que acedeu ao seu site, sendo que o mesmo utilizador pode aceder mais que uma vez, contabilizando apenas uma visita) e visitas totais (número total de visitas, incluindo vários acessos efetuados pelo mesmo visitante). Em termos práticos? Possibilidade de observar os horários e dias de maior acesso, permitindo-lhe planear campanhas promocionais com base nos “picos de acesso” de forma a alcançar um maior número de visitantes.

Páginas mais vistas: é com base neste indicador que conseguirá perceber quais os conteúdos que são mais ou menos visualizados pelos visitantes do seu site imobiliário. Em termos práticos? Geralmente, quanto mais páginas visualizadas, maior é o envolvimento do cliente. No entanto, se verificar um elevado número de visualizações e um baixo número de leads (contactos), significa que algum problema se passa. É importante tentar perceber qual a razão do baixo número de contactos (pouca informação, fotografias de imóveis com má qualidade, pouca oferta de imóveis, etc.).

Duração média da visita: média de tempo de duração de cada visita ao site. Em termos práticos? Valores elevados significam que os visitantes despendem uma quantidade considerável do seu tempo a consultar as informações disponíveis no seu site imobiliário. Agora o importante é perceber a razão associada a essa duração: as páginas possuem conteúdo realmente interessante para quem procura casa ou os visitantes estão a “perder tempo” à procura da informação que lhes importa?

Taxa de rejeição: percentagem de utilizadores que acederam ao site mas não continuaram a navegação. Em termos práticos? Cada página do site possui a sua própria taxa de rejeição, permitindo-lhe saber quais as páginas que agradam menos aos visitantes. Aqui, é importante tentar perceber quais os motivos que levaram o utilizador a abandonar o seu site.

Origem do tráfego: informação sobre a origem das visitas ao site. Em termos práticos? Permite-lhe saber se o tráfego de acesso ao seu site imobiliário é proveniente de pesquisas realizadas nos motores de busca, do acesso ao link disponibilizado noutros sites, do acesso direto (quando digitado o endereço do site diretamente na barra de navegação), etc.

Estes são apenas alguns dos aspetos que pode medir e analisar. Pode ainda saber qual o browser mais utilizado, a localização dos visitantes, entre outras possibilidades. O Google Analytics disponibiliza um vasto conjunto de dados sobre as visitas ao seu site imobiliário. Tudo depende dos seus objetivos e estratégias!

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